top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Alimentação, no Ecuador

Atualizado: 8 de abr. de 2020


Conhecendo o Ecuador

O Ecuador se apresentou como um pais bem distinto dos demais países que visitamos até o presente momento no quesito alimentação.

Ao entrar no pais, e quando digo entrar me refiro realmente ao momento em que cruzamos a fronteira, uma incrível e gigantesca plantação de banana surgiu dos dois lados da estrada que nos levava ao norte do pais.

Alan, entusiasmado, afirmava que, abre aspas, ...sim, esta era a ideia que eu tinha quando pensava em Ecuador... fecha aspas. Eu, particularmente, não tinha nenhuma ideia formalizada em minha cabeça sobre como seria este novo país, mas estava realmente encantada com aquilo que estava diante dos meus olhos, como se imediatamente houvesse regressado ao Brasil; sentia felicidade, nostalgia, encantamento...

Mas o assunto aqui é alimentação, então retornemos... Com as vastas e impressionantes plantações de banana do país, era lógico que este ingrediente estaria presente em vários pratos da culinária local (corviche, patacones, bolones, batidos, torta de plátano, stik de plátano, triguillo, bolones de maní, bola de queijo, sopa de plátano, maduro). E quando digo vários, são vários mesmo... Eu experimentei no mínimo uns 10 pratos diferentes, mesmo sendo vegetariana em um pais com grande consumo de carnes. Bananas doces e salgadas, assadas, fritas, cruas, batidas, enfim banana de maneiras diferentes e muito gostosas, mas o grande diferencial é o uso de banana verde. Sim! Banana verde, aqui chamada de Plátano ou Verde não é um alimento usado para alimentar porcos (como eu cresci acreditando) e sim um delicioso e nutritivo alimento base da alimentação do ecuatoriano. Mas confesso que não é como as bananas do Brasil; são maiores, têm mais fibras e um sabor distinto quando estão maduras, não sei como explicar... tem que experimentar. Meus olhos brilham com as diversas possibilidades para criar e saborear. Também há uma variada quantidade de legumes e frutas tropicais, para a alegria destes vegetarianos “viajeros”.

O Ecuador é famoso pela exportação de café, cacau, alguns frutos do mar e, claro, a banana, que lidera o movimento agroexportador. Mesmo sendo um pais pequeno, há uma impressionante variedade de ecossistemas.

A receita vegetariana que separamos para compartilhar é bem característica da região de Manabí, onde vivemos quase dois meses. O prato preparado se chama Boloñes.

Confira clicando aqui.

24 visualizações0 comentário
bottom of page