Plantio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Depois de realizar a compostagem e obter um adubo natural enriquecido,  é hora de plantar. 

 

Para um alimento ser saudável, é muito importante que ele tenha sido produzido em um solo sadio, rico em nutrientes, pois quando plantamos em um solo pobre, sem nutrientes, os alimentos também estarão pobres, ou nem crescerão. Por isso é essencial cuidar e preparar o solo.

“Você aprende na escola a explorar recursos, nunca aprende a criar abundância” - Ernst Gotsch.

Atualmente, a agricultura em larga escala (ou convencional),  baseada na monocultura e no uso de adubos químicos causa vários impactos ambientais e empobrece o solo, causando seu desgaste e a consequente produção de alimentos com baixo valor nutricional. Além disso, a agricultura em larga escala utiliza maciçamente plantas transgênicas, que tiveram os genes modificados a fim de resistir, por exemplo, a uma intensa aplicação de agrotóxicos, que, como o próprio nome diz, são compostos tóxicos sendo utilizados em alimentos. Cria-se um ciclo destrutivo em que o solo é cada vez mais explorado, ficando cada dia mais pobre, e aumenta-se a produção de transgênicos para comercialização, o que leva a um aumento do uso de agrotóxicos e perda de biodiversidade. Ou seja, vai se destruindo o meio ambiente.

 

A agricultura orgânica e a agroecologia, que praticamos, vem seguindo os fluxos naturais, criando recursos e abundância, para que tenhamos solos mais ricos a cada colheita, aumentando assim a diversidade e o equilíbrio do meio....

 

Durante 2 anos  intervimos em uma Horta Orgânica, realizando sua reestruturação, preparando e experimentando melhores maneiras de aumentar a produtividade do solo, preparando compostos,  realizando adubação verde e experimentando  consorciar espécies para controle de “pragas”, interagindo, cooperando e respeitando as leis da natureza através de muita observação. O resultado foi:

 

Agora vamos seguir para o próximo passo no ciclo de nutrientes: a alimentação.

Trabalhando na recuperação da horta

Trabalhando na recuperação da horta

Horta reestruturada

Horta reestruturada

Canteiro de alface

Canteiro de alface

Colheita da horta. Abundância!

Colheita da horta. Abundância!

2015 - 2020 por Os Antipodas. Copyleft