Geração de Resíduos
A preparação do alimento produz restos de alimentos, e o seu consumo produz urina e fezes.
Aqui entra a Geração de resíduos.
Nos ecossistemas terrestres, não existe o conceito de lixo como algo sujo e sem utilidade; lixo é um termo inventado exclusivamente para nós, humanos. Para todas as outras 7 milhões de espécies do planeta Terra, a regra é: o que é resíduo para um ser, é matéria prima para outros seres. Neste sentido atua o saneamento sustentável, ou mais especificamente o saneamento ecológico, que, com uma visão holística, recupera os nutrientes contidos em nossas águas e excreta: água de chuva, água cinza, resíduos sólidos, urina e fezes.
A água de chuva que cai num telhado pode ser captada, armazenada, e reaproveitada. Dependendo do consumo de água e da quantidade de chuvas do lugar, a água de chuva pode substituir totalmente outras fontes de água para abastecer casas, pois a água de chuva pode ser consumida depois de passar por filtros simples.
Água cinza é um termo geral para a água que não tem contaminação fecal, como a água da pia e da máquina de lavar roupa. Uma vez tratada, em filtros biológicos que podem fazer parte do paisagismo local, poderá ser reutilizada para regar plantas.
“Lixo é uma matéria prima fora do lugar”. Com esta visão, os resíduos sólidos gerados em uma habitação podem ser separados em compostáveis, recicláveis e rejeitos, e, posteriormente, lhes damos um tratamento e/ou destinação final ambientalmente adequados.
Para o tratamento seguro de urina e fezes, podem-se utilizar sanitários secos, como o Bason (desenvolvido por Johan van Lengen), ou o banheirárvore (desenvolvido por Peter Morgan), que transformam naturalmente os dejetos humanos em adubo orgânico fértil e livre de patogênicos, sem o uso de água e, portanto, não contaminando-a. Para quem deseja usar sanitários convencionais com água, uma das opções é o tanque de evapotranspiração (TEVAP), que transforma esgoto em bananas.
O próximo passo do ciclo de nutrientes humano é a Compostagem.
Curso ecossan. | Maquete do Bason | Bason construído |
---|---|---|
Bason instalado e funcionando | Adubo natural gerado no Bason |