top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Observe a Natureza

Atualizado: 6 de abr. de 2020

Este texto, filosófico, está baseado nas ideias revolucionárias de Ernst Gotsch, um agricultor que faz agricultura e planta florestas no mesmo lugar.

A Terra é viva, viva como nós. Imagem de um plantio agroflorestal.

Observe a natureza. Os processos que ocorrem na formação das galáxias, ocorrem de maneira semelhante na formação das plantas e dos seres humanos; tudo está interligado.


Um solo degradado, vítima de um estilo de agricultura que só funciona minerando seus recursos, e que sobrevive insustentavelmente extraindo massivas quantidades de fósforo e potássio de rochas (e nitrogênio da atmosfera) e aplicando-os no solo na forma de fertilizantes químicos, é um dos reflexos de uma crise de percepção que afeta a humanidade.


A agricultura convencional é um processo entrópico, ou seja, de desperdício de energia, enquanto a sucessão natural, que leva uma terra degradada à regeneração (naturalmente), é um processo sintrópico de acúmulo de energia, de aumento de complexidade e de geração de recursos.


Usando o conhecimento contido no livro da natureza, podemos acelerar a sucessão natural; é isso que nos ensina Ernst Gotsch, suíço radicado no Brasil, criador dos termos “agrofloresta” e “agricultura sintrópica”.


Por que não, em um mesmo ninho, plantar rúcula, alface, feijão, milho, mandioca, banana, mamão, inhame, abacate, manga, jabuticaba, eucalipto, ipê, jacarandá e mogno, tudo junto? (Sim, eu disse ninho, não disse cova!).


O milho será o apoio onde o feijão trepará; o feijão preparará o solo, agregando nitrogênio, para que venham as próximas plantas. Em três meses se colhem alfaces e rúculas; em seis meses feijão e milho; em nove meses o inhame, a banana e o mamão; em um ano e meio se colhe a mandioca. Toda a matéria orgânica do pé de milho, do feijão, folhas do inhame, da banana, da mandioca, são depositadas no solo, se decompõem e ajudam a aumentar sua fertilidade.

Numa mesma linha de plantio agroflorestal, podemos observar milho, feijão, bananeira, mandioca e inhame.


Enquanto isso, estarão crescendo as frutíferas e, no momento propício, poderemos escolher entre elas a mais forte e frondosa, ou seja, a que melhor se adaptou àquele lugar, e cortamos as outras e as deixamos no solo; assim, na forma de adubo, elas passarão a auxiliar a mais apta a desenvolver-se. Finalmente, depois de algumas décadas, teremos a espécie madeireira já grande e desenvolvida, o que seria o ápice do sistema produtivo e da sucessão natural.


Desta maneira criamos recursos, criamos vida, nos reconectamos com a natureza, não como seu Senhor e Mestre, mas como uma espécie a mais, cooperando com as outras, cumprindo nossa função no planeta, criando sintropia.


A felicidade e a paz interior serão uma consequência natural do cumprimento de nossa missão.


Saiba mais sobre Ernst:

https://www.agendagotsch.com/

104 visualizações0 comentário
bottom of page