top of page
  • Os Antípodas

Onde ir, na Colômbia

Atualizado: 8 de abr. de 2020


Conhecendo a Colômbia.

A Colombia foi o país que encerrou a segunda parte do Projeto Ciclos, nossa viagem pela América Latina. Entramos por ele vindos do Ecuador, pela Cordilheira dos Andes, e fomos até o nível do mar, na histórica cidade de Cartagena de Indias, no Mar do Caribe.

Nos quase dois meses em que estivemos por lá pudemos sentir e conhecer um pouco de sua diversidade cultural e a amabilidade de sua população, além de ver lugares interessantes e povoados apaixonantes, os quais compartilhamos a seguir.

Alguns dos lugares lindos por onde passamos, em ordem cronológica, indo do sul ao norte:

1 – Popayan

Popayan é uma cidade estratégica desde os tempos da colonização espanhola, junto com Cartagena de Indias (importante porto) e Bogotá (capital), atuando como um ponto de comunicação com os territórios mais ao sul, que se transformariam mais tarde no Ecuador. Ela possui um centro histórico todo pintado de branco e cheio de vida, pois continua sendo o centro da cidade, com bancos, lojas, instalações do governo e ofertas culturais.

2 – Eje Cafetero e Salento

O Eje Cafetero (Eixo Cafeteiro) é uma região localizada mais ou menos a sudoeste do país, onde o terreno é montanhoso e verde. Daí sai boa parte do internacionalmente reconhecido café colombiano. Mais do que tomar café, visitar a região é submergir-se na cultura cafeteira colombiana, o que inclui a paisagem, o clima, a comida, o modo de falar e a velocidade da vida... Povoados pequenos e vida mais tranquila.Há vários povoados para conhecer, além do Parque Nacional do Café (que não visitamos), que é preparado para turistas e mostra um resumo da cultura do café na Colômbia. Visitamos o povoado de Salento, na região, e nos apaixonamos. Uma cidadezinha numa região montanhosa, verde, com ruas estreitas e casas coloridas, uma praça central e lugares onde você pode disfrutar um bom café. Na região de Salento também é possível visitar fazendas de café e fazer trekking num Parque Nacional que está a o lado do povoado. Recomendamos!!

3 – Guatapé

Guatapé é outro pequeno povoado turístico, ao lado da maior represa da Colômbia, e outro povoado que nos apaixonou. É mais turístico que Salento, mas mantém o ar de interior, com a vida girando ao redor da praça central e igreja. Lá encontramos comida e hospedagem econômica. Além disso de aí é possível visitar um lugar chamado XXXX , onde se tem uma visão linda da paisagem da região, formada por centenas de ilhas.

4 – Medellín

Uma grande cidade que recentemente voltou ao cenário mundial através da exitosa série “Narcos” produzida pela Netflix e estrelada por Wagner Moura no papel de Pablo Escobar, o lendário narcotraficante da cidade. Atualmente há o chamado “narcoturismo” na região, ou seja, um turismo movido pela história de narcotráfico da cidade. Para quem vai visitar a cidade e deseja entender um pouco dessa história, recomendamos visitar o Museo de la Memoria, que está inteiramente dedicado ao tema, e, claro, conversar com diferentes colombianos sobre isso, pois há pessoas que odeiam e outros que amam Pablo Escobar, por exemplo. O que sentimos é que este conflito gerou muito medo, morte e sofrimento, e é uma ferida em cicatrização no país.Mas Medellín não é só narcoturismo. Apesar de ser uma cidade grande, é bonita, organizada, cheia de parques e áreas verdes, e oferece várias atrações culturais gratuitas. Seu sistema de transporte é eficiente, com ônibus, metrô e teleféricos integrados (o metrô é limpíssimo e organizado, e é uma boa maneira de fazer um percurso geral pela cidade, junto com o teleférico).

5 – Cartagena de Indias

Cartagena de Indias está no norte colombiano, no Mar do Caribe, e o clima é quente e úmido, bem quente! Historicamente é uma cidade importante pelo seu porto, de onde saíam metais preciosos para a Espanha, por isso foi palco de confrontos com vários piratas. Atualmente continua sendo um importante porto para o país.O centro histórico é o ponto mais turístico da cidade. Ele é muito bonito, com ruas estreitas, fachadas coloridas e várias opções de hospedagem, alimentação, cultura e vida noturna. É uma espécie de bolha, pois Cartagena é muito maior que o centro histórico, e não é agradável fora dele, pelo calor, ausência de árvores e áreas verdes. Outros bairros turísticos são Crespo e Bocagrande, este último principalmente por estar na praia. Falando em praias, elas não tem nada de especial, com exceção da Playa Blanca, a uns 40km da cidade, que tem areias brancas e água azul claro, mas que está totalmente tomada por pequenos restaurantes e bares.

29 visualizações0 comentário
bottom of page