top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Replanejando a rota

Atualizado: 15 de abr. de 2020


O Projeto Ciclos foi sonhado, planejado e escrito por nós durante um período de aproximadamente um ano e meio, de setembro de 2013 a março de 2015, tendo a bicicleta, o meio de transporte mais eficiente já inventado pelo homem, segundo Illich (2004), como o meio de transporte principal, mas não o único. Por isso, até agora já viajamos de carona (e também pagando) em caminhão, caminhonete, carro, ônibus, trem e barco, por aproximadamente 6 mil quilômetros, além de pouco mais de 2 mil em bicicleta.

Foto 1: Mochilando no Glaciar Perito Moreno.

Nossa rota está separada em três partes:

  1. Cone Sul;

  2. Altiplano Andino e Florestas Tropicais

  3. América Central e México

Depois de pedalarmos um pouco no Brasil, cruzarmos o Paraguai, o Uruguai e a Argentina, nos aproximamos do Chile, o último país do Cone Sul. Devemos cruzar suas fronteiras no final de outubro, e estaremos em Santiago de Chile, sua capital, em dezembro, quando nos encontraremos com a família da Marcela, que vem nos visitar do Brasil. Passaremos juntos meu aniversário e o natal. Este encontro próximo enche a Marcela de expectativas e de saudades, e às vezes ela não consegue conter as lágrimas.

Depois do Chile cruzaremos à Bolívia nos primeiros meses de 2016, e, com o objetivo de nos aprofundarmos no conceito de viagem intermodal (vários meios de transporte) e termos novas experiências, lá buscaremos uma Kombi para experimentarmos como é ter nossa casa sobre quatro rodas ao invés de duas. Com a Kombi, a Marcela poderá explorar mais suas habilidades culinárias, vendendo comida em lugares turísticos; além disso, sempre teremos um lugar para dormir (a própria Kombi) e poderemos chegar num lugar que gostamos, estacionar o veículo e sair com as bicicletas para realizar explorações.

São muitas as possibilidades que a viagem nos abre; nossa única certeza é que teremos novos aprendizados.

Vamo que vamo!!!

Referências:

ILLICH, I. Energia e equidade in Apocalipse motorizado. A tirania do automóvel em um planeta poluído. Ned Ludd (org.). São Paulo: Conrad, 2004.

24 visualizações0 comentário
bottom of page