top of page
  • Alan Mortean

O livro

Atualizado: 8 de abr. de 2020


“Seja você mesmo as mudanças que deseja ver no mundo” – Mohandas Gandhi

Antes de conhecer essa frase, que já repeti algumas vezes neste Blog, eu já a sentia. A partir de minha adolescência, comecei a desenvolver uma vontade de mudar o que acreditava queestava errado no mundo. Seguindo essa vontade, escolhi estudar engenharia ambiental, mas eu ainda não sabia que para mudar o mundo, primeiro eu deveria mudar a mim mesmo. Assim, enquanto estava na universidade, participei do USP Recicla e do Projeto Rondon que eram oportunidades de aproximar a universidade e a comunidade; depois de graduado fui ao México trabalhar como voluntário, e depois ao centro de permacultura TIBÁ (www.tibarose.com), no Brasil, onde vivi por dois anos... E agora, junto com a Marcela, estou nesta viagem pela América Latina, o Projeto Ciclos.

Seguir o coração e usar a alegria como um indicador de que você está no caminho “certo”, é algo que tenho aprendido e exercitado ao longo dos anos. Um trabalho realizado com prazer rende frutos, e um dos exemplos que tenho a mostrar sobre isso é o recente lançamento, em São Carlos-SP no dia 1 de setembro, do livro “Sustentabilidade em Eventos Acadêmicos”, do qual fui coautor, junto com Patrícia Leme (Pazu) e Maicom Brandão.

Imagem 1: lançamento do livro em São Carlos-SP, dia 1 de setembro, com a presença da Pazu e do Maicom. Eu fiquei mandando boas vibrações desde Bariloche, na Argentina. Foto: Keite Marques, Escola de Engenharia de São Carlos.

A semente desse livro foi plantada quando eu era estagiário no USP Recicla, e junto com a Pazu iniciei uma pesquisa sobre como organizar eventos mais sustentáveis. Com o material levantado escrevemos em 2010 o “Guia Prático para a Organização de Eventos Mais Sustentáveis – Campus USP de São Carlos”, que teve boa repercussão. Isso nos motivou a fazer uma segunda edição que, com o importante aporte do Maicom, se ampliou tanto que tornou-se um novo livro, que acaba de ser lançado.

Nosso objetivo, ao iniciarmos a pesquisa, não era lançar um guia ou escrever um livro, mas responder a uma demanda de organizadores de eventos e causar um impacto positivo na comunidade. Foi um trabalho feito com seriedade e com prazer, o resultado veio naturalmente.

“Escolha um trabalho que você ame, e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida” – Confúcio.

Sigamos nosso coração e vivamos com alegria... O universo conspira a nosso favor.

Link para download do livro: http://goo.gl/uJ6e1a

Imagem 2: mais imagens do lançamento do livro em São Carlos-SP.

18 visualizações0 comentário
bottom of page