top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Takuara Rendá, o mundo do bambu

Atualizado: 7 de abr. de 2020


Projeto Ciclos

Takuara Rendá é um centro de permacultura (para saber o que é permacultura, clique aqui) do Paraguai onde fizemos trabalho voluntário através do Projeto Ciclos. Fundado por Guillermo Daniel Gayo, arquiteto argentino que vive ali e em Assunção, o centro está constituído como uma organização sem fins lucrativos que objetiva implementar práticas de permacultura na população rural do Paraguai, com ênfase no uso do bambu.

No idioma guarani, takuara significa bambu, e rendá significa mundo, resultando em "Mundo do Bambu", neste que é o idioma oficial paraguaio, herdado dos índios guaranis que viviam ali antes da chegada dos colonizadores espanhóis. No Mundo do Bambu, todas as construções tem a takuara como estrutura, desde a oficina até a cozinha principal e as habitações. Toda a takuara utilizada vem do próprio terreno, de 27 hectares, onde há várias espécies diferentes de bambus plantados. Há bastante infraestrutura, mas poucas pessoas ali, e muito trabalho de limpeza e restauração para ser feito.

A palavra que permeia as atividades que fizemos nos 12 dias que estivemos ali é "alimentação": auxiliamos na restauração da horta, conhecemos várias PANCs (plantas alimentícias não convencionais), aprendemos sobre a culinária tradicional paraguaia, aprendemos a preparar vários novos alimentos, cozinhamos exclusivamente no fogão a lenha, moemos milho, feijão e arroz pra fazer farinhas (num moinho movido a pedaladas), e tomamos muito "mate caliente" (o chimarrão dos gaúchos) para esquentar nossas manhãs. Grande parte dos alimentos que consumimos ali eram da comunidade local, provavelmente orgânicos, obtidos através de compra, troca e muitos recebidos como presente.

Nesse pouco tempo que estivemos ali, sentimos como a relação com a comunidade é importante para Luciana e Rodrigo (mais conhecido como Negro), casal que vive no centro e coordena os voluntáios que chegam ali. Toda a comunidade conhece o Takuara, e os alimentos recebidos como presente são um bom indicador do apreço que a comunidade tem por eles.

O Takuara Rendá é um lugar interessante, no alto do Cerro Roke, em Sapucai, Paraguai, perto da capital Assunção; possui vistas lindas, muito bambu, boa energia, relação com a comunidade local, muito trabalho para ser feito, e o melhor: eles aceitam voluntários para colocar a mão na massa e vivenciar seu dia-a-dia. Por que não?

*Agradecemos à Luciana e ao Negro por terem nos recebido e nos ensinado com muito carinho, e ao Guillermo por permitir nossa visita ao centro. Valeu!!!

109 visualizações0 comentário
bottom of page