top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Permacultura

Atualizado: 7 de abr. de 2020


Projeto Ciclos

Quando falamos em permacultura, deve-se vir à cabeça o resgate de tradições de nossos ancestrais (como a prática da agricultura orgânica), associado a tecnologias atuais (como o uso da energia solar) com o objetivo de criar habitações (ou bairros, ou cidades...) sustentáveis.

O termo foi criado por dois australianos nos anos 70, sendo uma contração de agricultura permanente. Anos mais tarde, seu conceito foi ampliado para cultura permanente, pois nenhuma cultura pode sobreviver por muito tempo sem uma base "agricultural" sustentável.

Com o status de cultura, e transdisciplinar por natureza, podemos dizer que a permacultura é um modo de vida, que pode envolver vários conhecimentos como planejamento geográfico, paisagismo, arquitetura e bioconstrução, agricultura orgânica, sistemas agroflorestais, alimentação natural, saneamento sustentável, espiritualidade, meditação, resgate de tradições, economia solidária, comércio justo e ênfase na coperação entre as espécies.

Um centro de permacultura (visitaremos um por país durante o Projeto Ciclos) é um lugar que se dedica a difundir técnicas de permacultura através de palestras, cursos práticos e vivências, para, num mundo onde somos educados para extrair recursos naturais, aprendamos a gerá-los.

16 visualizações0 comentário
bottom of page