• Os Antípodas

Projeto Ciclos - Diário de bordo 02

Atualizado: Abr 7

Dia 16 ao 36 - 8/4/2015 a 29/4/2015

Em: Dourados-MS, Brasil

Gastos até agora: R$564,00

Gastos por dia: R$26,85

Distância pedalada até agora: 332km

Estes últimos 15 dias ficamos em Dourados, tempo necessário para rehabilitar meu joelho e poder colocar em prática o Projeto Ciclos.

Vou contar um pouquinho.

Chegamos em DOURADOS/MS com meu joelho doendo e um pouco inchado, não conseguia continuar a pedalar pois as dores não deixavam. Foram muitos os possíveis motivos para chegar na situação em que ele estava: não realizei um preparo muscular para aguentar a longa viagem, acreditava que com o passar dos dias minha resistência física iria melhorar, sem que eu tivesse que me dedicar a isto; levo 15kg de bagagem, que é pouco se comparado aos amigos ciclistas que realizam viagens semelhantes, mas muito para quem a um tempo não carregava nada no bagageiro ; meu banco no primeiro dia estava baixo, e só fui colocar na posicão correta apos pedalar 70 km, o que também pode ter influenciado na dor no joelho. Bem, durante estes 15 dias fiz fisioterapia com a Fran, estagiária do curso de Fisioterapia da Unigran, e também com a fisioterapeuta da família da Karin, a Ione. Realizei compressas, alongamentos e fortalecimento muscular. Foi um intensivão para deixar as pernas mais fortes para continuar a jornada. Agora me sinto bem, o joelho não doi e seguiremos para o Paraguai.

Foto 1: Noite Cultural na Unigran. Fonte: Unigran.

Foto 2: Realizando uma composteira com os alunos da UFGD.

Também neste período realizamos uma noite cultural, organizada por nossa amiga Karin, para os alunos de arquitetura e toda comunidade acadêmica. O auditório ficou cheio e com muita alegria compartilhamos nosso projeto e falamos sobre alimentação natural e saneamento ecológico. Além disso, facilitamos um curso de ecossaneamento, onde falamos de compostagem e alimentaçào natural para um grupo de alunos e professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), evento organizado por Walter, professor de História da univerdade e entusiasta da permacultura, que realiza em sua propriedade experiências sustentáveis. Conhecemos sua casa de terra (construída com uma técnica chamada super adobe) e telhado de sapê, feito com indígenas e algumas tecnologias para tratamento da água, como Tevap (tanque de evapotranspiração), círculo de bananeiras e piscinas naturais. Muito interessante.

Foto 3: Taipa, casa de terra, técnica superadobe, e telhado de sapê.

Aproveitamos para visitar Bonito e conhecer as belezas naturais de nosso imenso país. Infelizmente a cidade não é muito para cicloturistas como nós, digo por que, tudo é muito caro! A comida é cara, a hospedagem é cara, os passeios são caros; até os hippies tem super valorizados os seus trabalhos. Assim fica dificil para dois cicloturistas econômicos. Passamos o feriado de Tiradentes descansando e aproveitando para renovar as energias, acampamos e fizemos muita comida vegetariana. Os dias passaram rápido, o descanso foi muito importante, mas é hora de seguir pedalando e divulgar nosso projeto para nossos hermanos.

Foto 4: Bonitando com os amigos. Descanso em ótima companhia.

Estamos com saudades da estrada e agora partimos de Dourados. Fomos muito bem recebido por uma linda família. Karin, ou Fê, nossa amiga arquiteta, bioconstrutora, professora e empreendedora, abriu as portas da sua casa pra gente com tanto carinho que seria impossível retribuir. Nos sentimos em casa, recebemos carinho da sua mãe, do seu pai, da Tati, do Xande, da Niquitinha, da Aracele, da dona Maria, dona Odete e do Filipe nosso amigo e companheiro que não gosta de água fria. Valeu amigos, levaremos no coração a alegria que sentimos e saibam que teremos sempre os braços abertos para vocês. Agradecemos e aguardamos vocês no Chile, para tomar um rico tereré com os amigos.

Foto 5: Família Schwamabach, obrigada pelo carinho e apoio.

Hoje partimos, quero comemorar meu aniversário no próximo dia 3 de Maio em terras paraguaias. E dentro de 15 dias contaremos mais algumas novidades. Até lá!!!!

Veja mais fotos deste período em imagens.

#bioarquitetura #saneamentoecológico #cicloturismo #Brasil #OsAntípodas #ProjetoCiclos #diáriodebordo

44 visualizações

2015 - 2020 por Os Antipodas. Copyleft