• Os Antípodas

Minha Mudança.

Atualizado: Abr 7


“Seja você mesmo a mudança que deseja ver no mundo” – frase de Mohandas Gandhi, pacifista e líder político indiano que liderou o país na busca pela independência, quando este ainda era colônia da Inglaterra.

Você já parou para pensar e refletir sobre esta frase?... Tão simples, objetiva e verdadeira. Confesso que não a conhecia, quando comecei a seguir meu coração e a viver a mudança que desejo ver no mundo.

Meu nome é Marcela, sou mineira de Belo Horizonte, onde vivi até os 29 anos, com meus pais. Graduei-me em Nutrição, e me especializando em nutrição clínica e metabolismo. Na corrida para entrar no mercado de trabalho, optei por prestar concurso público; a garantia de estabilidade profissional e financeira sempre foi muito interessante.

Aprovada no concurso, minha carreira profissional estava traçada e isso não seria mais um problema. Assim podia pensar em outras coisas, e como qualquer jovem “normal”, eu sonhava em comprar um carro, uma casa... me casar; afinal, tinha segurança para fazer tais investimentos.

Uma vida cômoda, um relacionamento estável, a família ao lado, um emprego garantido... O que mais eu poderia querer?

O constante sentimento de que alguma coisa faltava em minha vida não me deixava ser feliz. Minha relação estável começou a sofrer, meu trabalho já não era tão interessante, meus sonhos já não tinham tanta graça; comecei a fazer terapia. Estava envolvida numa tristeza tão profunda que não conseguia ter uma relação saudável com meus parentes e amigos. O que estava faltando? Tinha “tudo”, mas sentia que não tinha nada.

Faltava sentido.

Há momentos em nossas vidas em que precisamos parar, e olhar para dentro de nós. É sempre mais cômodo fazer como todo mundo faz, mas podemos entrar em outra freqüência. Para isso, precisamos de coragem, coragem para dar o primeiro passo.

Hoje acordei com o cantar de um passarinho, a neblina está baixa e um friozinho me faz vestir um casaco para ir tomar o café. São 6 horas da manhã e me preparo para mais um dia de trabalho. Moro no TIBÁ, em Bom Jardim, região serrana do estado do Rio de Janeiro, cercada de árvores, flores, água, uma natureza esplêndida que faz com que eu me sinta grata a todo o momento. Aqui sou uma aprendiz.

Observar, sentir e respeitar a natureza são essenciais para o desenvolvimento do meu trabalho. Aprendi o quanto é importante desaprender, como é essencial compartilhar.

Minha vida é simples, compreendi que não é preciso muita coisa para ser feliz. Continuo desenvolvendo trabalhos nutricionais, mas agora com outra abordagem: nutrir o solo, fazer composto, para promover alimentos mais ricos. Busco preparar refeições naturais e saudáveis, fornecendo vida a todos com quem vivo.

Agora faz sentido.

Não sabemos de onde vem nosso alimento, como foi feito e que caminho percorreu antes de chegar à nossa mesa. Cansei de ser colônia, de fechar meus olhos e simplesmente pagar o valor registrado. Quero minha independência! Para ser a mudança que quero ver no mundo, busco me respeitar, me conhecer, conhecer meu alimento e todo processo.

É tão simples fazer uma horta e colher no final um alimento que realmente nos alimente! Que felicidade nosso corpo sente quando recebe nutrientes verdadeiros!

Então, vamos fazer uma ?

Não precisamos de muito espaço. No solo, em vasos, jardineiras, ou até em uma parede a única coisa necessária é querer; de resto, é só soltar a criatividade e começar a produzir alimentos saudáveis para você e sua família. Sim, precisamos de tempo para fazer uma horta. Tempo para nós, nosso corpo e alma.

Quer construir sua casa de maneira mais sustentável? Resgatar saberes e culturas perdidas? Aprender mais sobre saneamento ecológico? Diminuir sua pegada ecológica? Existem milhares de comunidades, ecovilas, institutos e centros que estão abertos para dividir o que sabem. As possibilidades são enormes e estão nos esperando de portas abertas.

Afinal, que mudança você quer ver no mundo?

MAIORES INFORMAÇÕES:

Horta:

http://www.cultivando.com.br/f_horta_canteiros_1.html

http://www.portalorganico.com.br/sub/12/faca_sua_horta

http://ciclovivo.com.br/noticia/dica_saiba_como_fazer_e_usar_uma_composteira_caseira

Institutos de Permacultura e Ecovilas:

http://www.tibarose.com/

http://lowconstrutores.com.br/

http://www.pindorama.org.br/

http://www.marsha.com.br/

http://www.ipoema.org.br/

http://www.ecocentro.org/

http://www.ipep.org.br/

http://ecoaldeiaportaldeluz.blogspot.com.br/

Trabalho Voluntário:

http://www.wwoof.net/

Informações Sobre Permacultura, cursos, eventos e outros:

http://permaculturabr.ning.com/

#vida #permacultura #simplicidade #trabalhovoluntário #trabalho #OsAntípodas

2015 - 2020 por Os Antipodas. Copyleft