top of page
  • Johan van Lengen

Participar na arquitetura preventiva

Atualizado: 7 de abr. de 2020


Já basta de confusão!

Surge agora um novo conceito, a Arquitetura Preventiva!

Como na medicina preventiva, evitando que a gente fique doente, precisamos de uma forma de projetar que evite o caos de hoje na arquitetura…

Já chegou a hora de considerar um método de projetar que ajude o construtor a não cair no sistema de que tudo é permitido, tudo é arte e tudo é possível.

Nas culturas, no passado, foi estabelecido como viver através de parábolas, anedotas, histórias de mestres, Santos e heróis.

Agora, não deveria ser tão difícil agrupar ideias que evitem a feiura, o caos que hoje vemos.

Além do mais, podemos evitar a frustração do construtor ter que trabalhar dentro de um mundo de imitações, saindo das revistas, da casa do vizinho, do status, ou seja, do vendedor de materiais.

Uma vez que o construtor saiba o que evitar, ele fica livre, mais seguro; e, se tem ideias diferentes, pode testá-las, abrindo assim novas fontes da criatividade, especialmente dentro das comunidades.

Então, vamos compor os “nãos”, para que possamos mais tarde participar fazendo um novo ambiente construído através da Arquitetura Preventiva!

Convidamos os leitores a contribuir com sugestões. Todos juntos vamos criar as raízes de um novo ambiente…

Depois fazer um livro de não-ideias, o que se evitar, escritos por todos nós da Terra… usando a internet para receber, analisar, compartilhar e criar o conteúdo com essa mensagem.

Foto: Marcela de Oliveira

*Johan Van Lengen é autor do livro Manual do Arquiteto Descalço e fundador do Instituto TIBÁ (www.tibarose.com, www.tibario.com).

79 visualizações0 comentário
bottom of page