top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Tratamento de águas cinzas

As águas cinzas são todas aquelas geradas numa casa, com exceção da água do sanitário, que é chamada de água negra. Ou seja, é a água da pia, do chuveiro, da cozinha, da lavanderia, etc.

Quando comparamos as águas cinzas e as águas negras, vemos que aquelas são geradas em quantidades muito maiores, contêm um potencial patogênico baixíssimo e contêm poucos nutrientes. Essas características fazem com que as águas cinzas sejam mais fáceis de tratar do que as águas negras.



A quantidade de águas cinzas gerada por uma pessoa é grande, apesar de poder variar muito, indo de dez mil a cem mil litros por ano, dependendo, normalmente, de sua situação socioeconômica e da disponibilidade de água da região onde vive.

A quantidade de águas negras gerada é menor, menos de dez mil litros, mas pode chegar até a quinze ou vinte mil litros de água por pessoa por ano, dependendo de quantas descargas ela dá por dia e de quantos litros de água vão “embora” a cada descarga.

Adotando uma visão do saneamento sustentável , de fechar o ciclo de nutrientes, começamos a ver o grande recurso hídrico que pode ser a água cinza para nosso jardim, nossa horta ou nossas plantas. Se separamos as águas negras das águas cinzas em nossa casa, podemos tratar cada uma separadamente, e reutilizá-las em nosso próprio terreno.

As águas cinzas podem ser tratadas e reutilizadas utilizando sistemas simples, que imitam zonas úmidas e lagoas, utilizando plantas. Elas podem irrigar um gramado, um jardim, árvores frutíferas ou bananeiras, que amam água.

Uma das tecnologias para tratar as águas cinzas é o Círculo de Bananeiras, que é simples, eficiente e ainda produz bananas! Outra tecnologia é a Vala de Infiltração; outra pode ser uma Zona de Raízes... Enfim, há muitas maneiras de tratar e reutilizar as águas cinzas, fechando ciclos e garantindo milhares de litros de água para seu jardim durante o ano todo. Isso é permacultura, isso é sustentabilidade ecológica.



No vídeo a seguir, mostramos uma Zona de Raízes (que chamamos Filtro Biológico) para tratamento de águas cinzas de uma cozinha, no Centro Demonstrativo de Ecotécnicas Sarar Transformación, em Tepoztlán, México.

Bom vídeo. E quem quiser, deixe seu comentário.



Mais informações:

Vídeo rápido sobre o círculo de bananeiras: https://www.youtube.com/watch?v=EuNoRbrh2Y4


684 visualizações0 comentário
bottom of page