top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Segurança, no Peru

Atualizado: 8 de abr. de 2020


Conhecendo o Peru

Estivemos dois meses no país, e sempre nos sentimos seguros. Como sempre, nas grandes cidades é necessário ter mais cuidado.

Quando estávamos no Chile, um amigo viajante nos disse que nos Andes há uma conduta ética seguida pelas pessoas, que lhes disse para não roubar, mas a mesma conduta não é seguida no litoral peruano. Estivemos um mês nos Andes e um mês no litoral e vimos os mesmos sorrisos e acolhimento nas duas zonas.

No Peru há várias polícias: Policia Nacional (se parece à PM do Brasil), Policia de Carreteras (polícia rodoviária), Policia de Tránsito e Serenazgos, que são guardas para manter a ordem em espaços públicos, mas que não usam armas de fogo nem podem dar voz de prisão. Em Lima os Serenazgos são boas pessoas para dar informações.

De longe foi o país até agora, nestes quase um ano e meio de viagem, em que mais policiais nos pararam enquanto estávamos viajando com a AlMa (nosso carro). Houveram dias em que nos pararam até quatro vezes nas estradas, sempre nos pedindo os documentos do carro e o seguro obrigatório peruano, chamado SOAT.

Aqui é obrigatório andar com as luzes acesas nas estradas, e em um momento um policial nos parou pois estávamos com as luzes apagadas. Disse que ia nos multar e nós não reagimos, depois me pediu para descer do carro, e atrás do carro me perguntou com quanto eu poderia colaborar com ele. Quando viu minha cara tranquila e ainda sem reagir, disse para seguirmos viagem. Essa foi a primeira vez até agora que alguém nos pediu dinheiro.

Estivemos também alguns dias com nosso seguro obrigatório vencido aqui, pois não encontrávamos um lugar que o fizesse para nós. Nesses dias vários policiais nos pararam, e em dois momentos estivemos preparados para pagar a multa. Em nenhum caso nos pediram dinheiro explicitamente, e nós tampouco oferecemos, pois adotamos a postura de não colaborar com a corrupção; mas, ao final, sempre nos liberaram sem pagar a multa. Acreditamos que aplicar uma multa seria um trabalho a mais em nosso caso, por ser um carro de outro país. Depois de uns dois dias de problemas com a fiscalização, finalmente conseguimos fazer um novo seguro obrigatório

17 visualizações0 comentário
bottom of page