• Os Antípodas

Alimentação, no Peru

Atualizado: Abr 8


Conhecendo o Perú

Dizem que no Perú há mais de 3.000 variedades de batatas, das 5.000 existentes no mundo. Cheguei com muita vontade de ir ao mercado peruano e me deparar com batatas de todos os tamanhos, cores, formatos e sabores.

Mas não foi isso o que aconteceu. Sim, encontramos batatas diferentes nas nossas andanças, pelo menos 10 variedades, o que é muito se comparado ao Brasil. Mas ficaram faltando 2.990 para conhecer. Talvez se encontram em poucas regiões do país, assim como a cultura inca.

No Perú encontramos outras coisinhas interessantes; por exemplo o milho, tão presente como a batata na culinária local, pois encontramos diversas preparações a base deste ingrediente ou com o próprio incluído no cardápio, e com tamanhos, cores e sabores bem diferentes.

Na montanha, por exemplo, se prepara a frutillada, que é uma bebida fermentada a base de milho que seria a nossa cerveja no Brasil (que também leva milho, aparecendo nos ingredientes como “cereais não maltados”), e no final misturada com suco de morango. No litoral encontramos a chicha morada, um refresco feito com um milho roxo. Caso visite o país, não deixe de experimentá-las.

Existem mercados onde encontramos frutas, verduras, pães e queijo com a mesma variedade da Bolívia, e em alguns dias das semanas podemos cruzar com uma grande e animada feira livre.

Para vegetarianos como nós foi bem fácil encontrar comida variada e equilibrada neste pais. E em homenagem às 3.000 batatas, que queríamos encontrar, nossa receitinha terá este como principal ingrediente. Confira clicando aqui

#Peru #OsAntípodas #ProjetoCiclos #alimentação #conhecendoopaís

13 visualizações

2015 - 2020 por Os Antipodas. Copyleft