top of page
  • Foto do escritorOs Antípodas

Cultura e tradições, na Bolívia

Atualizado: 8 de abr. de 2020


Conhecendo a Bolívia

Quechuas, aymaras, Inti Raymi, mulheres comerciantes, comércio informal (80% do comércio) nas ruas, mulheres carregando crianças em seus panos amarrados às costas...

O Estado Plurinacional da Bolívia possui oficialmente 37 idiomas reconhecidos por sua constituição. Essa é uma pequena mostra de quanta cultura e diversidade se pode encontrar no país, que à primeira vista pode parecer desordenado, mas à segunda vista se encontra uma ordem entre o caos.

Aqui vivenciamos o Inti Raymi, o ano novo inca, no solstício de inverno. Neste momento do ano temos o dia com menos horas de luz do ano, o que simbolizava a morte do sol, e, a partir do próximo dia, o seu renascimento, com os dias tornando-se cada vez mais longos. Aproveitamos a ocasião e fizemos uma reflexão, queimando, num fogo simbólico, tudo o que não nos serviria para evoluir neste novo ano.

Para nós, o comércio informal, vivo, nas ruas, feito tradicionalmente por mulheres (as cholas), com sua vestimenta característica, com saia e duas tranças nos cabelos, que se encontravam nas extremidades inferiores, e muitas vezes carregando seus filhos em seus lindos tecidos presos às costas, nos encantou!

Viva a tradição!!

513 visualizações0 comentário
bottom of page